terça-feira, 10 de junho de 2014

Minhas inspirações

Olá! Começo este blog contando quem me inspira e me ajuda a fazer minhas experiências gastronômicas e como eu comecei após 37 anos esta aventura...

A primeira é sem dúvida minha mãe, uma super cozinheira, que inclusive pagou minha faculdade fazendo comidas congeladas. Mamis ama o que faz, tem uma habilidade gigantesca e geralmente é uma alquimista, ou seja, pedir uma  receita  para ela é algo difícil porque sempre é um pouco uma pitadinha, mas os resultados são sempre fantásticos. Cresci em uma casa que sempre cheirava bem,  sempre vivi cercada de panelas e embora mamis nunca gostasse que entrassem na sua cozinha intocável (minha maior missão culinária era colocar massa em forminha de empada) acho que tudo aquilo, de alguma fora, devo ter assimilado por osmose. Raramente cozinhei (quando adolescente adorava fazer bolo e brigadeiro)  e ao começar a namorar meu atual marido comecei algumas vezes ir para a cozinha fazer um macarrãozinho. Mas aos 37 anos decidi casar e então descobri o meu lado cozinheira, foi o encontro com uma paixão, adoro pensar no que fazer, nas compras ,na execução e claro em ver o rosto das pessoas felizes  sendo alimentadas.

Antes de casar, comprei o livro  que considero o mais tradicional brasileiro de culinária  o  Dona Benta Comer Bem (Companhia Editora Nacional). Vou ser sincera que até agora não o utilizei muito, mas é um livro de 1940, atualizado para o seculo XXI, e todas as receitas tradicionais você encontra por lá,  então acredito que vale a pena ter. É nele que me baseio para fazer o estrogonofe. E para quem gosta de fazer doces realmente é bem interessante..

Também  comprei um caderninho e comecei a escrever receitas interessantes da minha mãe, como diversos tipos de mousse (que até hoje anda não fiz, pois como vão perceber não sou muito de fazer doces), o tradicional waffles, o  estrogonofe de camarão (que  mamis precisou fazer a receita para "descobrir"  as quantidades) e  acabei incluindo ainda algumas receitas que vi na tv/ internet e que colocando ali me permite não perdê-las (são exemplos, o bolo suflair da Carla Pernambuco e a Piadina da Rita Lobo). Este caderninho é uma verdadeira mão na roda.

Nestes 9 meses comprei alguns livros para me auxiliar na jornada de fazer  comidinhas.


Minha pequena coleção

Meu maior auxilio no dia a dia é sem duvida Jamie Oliver, adoro suas receitas, são fáceis, praticas e a maioria  são de execução rápida. Eu possuo os seguintes livros:  O  chef sem mistérios, O retorno do chef sem mistério; Jamie em casa (se você tem possibilidade de ter uma horta este livro é imperdível, caso contrário não é o mais útil); A Itália de Jamie (maravilhoso) e 15 minutos e pronto( super inspirador).Jamie além de boas receitas também dá dica do que ter na sua  cozinha,  desde de eletrodomésticos até na despensa, e como ajuda ter várias  coisinhas na despensa, siga as dicas do inglês...

Outro livro que eu estou apaixonada é o Cozinha de Estar de Rita Lobo, que traz dicas de como arrumar mesa, o que combina com o que em um jantar e claro receitas bem legais (é dela o molho que uso no meu cuscus marroquino)

Meu ultimo livro  é Cozinhando para os Amigos de Gordon Ramsay. Eu via na casa de uns amigos e decidi comprá-lo, o livro tem receitas interessantes, mas ainda não tive uma verdadeira identificação, por enquanto fiz a sopa de brócolis (que realmente é deliciosa).

Mas como eu disse eles me inspiram mas como vocês vão ver nos próximos posts eu adoro colocar  outros ingredientes, substituir ou até excluir, também amo juntar receitas (Jamie e Rita são sempre vitimas de uma conexão) pois, afinal, o cozinheiro é antes de tudo um alquimista ...








Nenhum comentário:

Postar um comentário